Gestão de Meio Ambiente

Meio_ Ambiente2.jpg

Desenvolvendo sua atividade de olho na sustentabilidade

Política de Gestão Ambiental da Guanabara Diesel garante seriedade nas ações e compromisso com a sustentabilidade

Trabalhar com foco na responsabilidade ambiental, face à nova dinâmica mundial em que, cada vez mais, o meio ambiente adquire grande importância, e sua preservação torna-se a busca de todos, é uma das premissas da Guanabara Diesel em sua política de comprometimento com a sustentabilidade.

Os colaboradores da empresa, em todos os setores de atuação, buscam desenvolver suas atividades dentro dessa filosofia, a partir de um programa de ações internas que garantem melhores práticas e procedimentos para a preservação do meio ambiente.

De acordo com o supervisor José Antonio Gomes, responsável pela manutenção e serviços terceirizados da Guanabara Diesel – também responsável pela gestão do programa ambiental da Guanabara Diesel – “já fazem parte da rotina de trabalho da empresa, os principais procedimentos dentro das nossas atividades, visando à preservação do meio ambiente”.

Além disso, a empresa está totalmente adequada às práticas corretas para lavagens de veículos e peças: “A área de lavagem tem infraestrutura completamente desenvolvida para que a atividade não permita qualquer tipo de contaminação. A água com óleo proveniente da lavagem é encaminhada para uma separadora de água e óleo, que é esvaziada, a cada mês, por uma empresa especializada em dar o destino correto ao material”, garante José Antonio, explicando que as empresas terceirizadas que fazem esses trabalhos têm certificação do INEA (Instituto Estadual de Ambiente).

A Guanabara Diesel tem um cronograma anual de atividades, como palestras e cursos para todos os funcionários, que são desenvolvidas com o objetivo de conscientizar sobre a importância em tornar as práticas que preservam o meio ambiente uma rotina de trabalho. Além de falar sobre os temas mais importantes dentro desse segmento, esses eventos aumentam o conhecimento de todos e geram mobilização.

Um dos grandes eventos realizados na empresa, que teve impacto no aspecto de preservação do meio ambiente, foi o novo revestimento do prédio com uma estrutura de alumínio com frisos reguláveis: “Essa estrutura permitiu que diminuíssemos sensivelmente o consumo de energia por meio da menor utilização de ar-condicionado, já que ela mantém o prédio inteiro menos quente. Como os frisos são reguláveis, o funcionário pode movimentá-los, possibilitando a ação da luminosidade e também garantindo menos consumo de luz elétrica”, explica José Antonio.

Outro evento foi a instalação de um sistema de aquecimento de água por energia solar para atender os restaurantes da empresa e vestiário dos funcionários. A Guanabara Diesel não só passou a oferecer mais conforto para os funcionários, fornecendo água quente em todos os chuveiros, mas também reduziu o consumo de energia elétrica.

A Guanabara Diesel, empresa de Comércio de Veículos Comerciais Novos, Peças, Pneus e Serviços de Oficina, reconhece que suas atividades podem levar à interferência ambiental, sendo seu compromisso conduzir as ações da empresa de forma a respeitar o meio ambiente, com base nos seguintes princípios:

  • Integração da Política Ambiental às demais políticas da Empresa;
  • Incorporação do componente ambiental às etapas do planejamento, projeto, construção e operação de seus empreendimentos;
  • Manutenção de um Sistema de Gestão Ambiental para assegurar o atendimento dos requisitos estipulados pela legislação e os compromissos ambientais assumidos;
  • Promoção de treinamento e conscientização de seus colaboradores internos e externos para atuarem com responsabilidade na conservação do Meio Ambiente;
  • Aperfeiçoamento dos processos e incorporação de novas tecnologias, visando à prevenção da poluição e à melhoria contínua do desempenho ambiental;
  • Racionalização do uso de recursos naturais e combate ao desperdício de energia elétrica, avaliando previamente seu desempenho para assegurar os objetivos e metas ambientais.