Dicas de Manutenção | 06 de setembro de 2012
Lubrificantes: Perigo de intoxicação e lesões!
Dicas de Manutenção

Os lubrificantes necessários para o funcionamento do veículo devem ser cuidadosamente manuseados para prevenir riscos à saúde. A proteção dos olhos e a higiene estão entre as medidas preventivas que devem ser observadas.

Entretanto, em caso de acidentes as seguintes providências devem ser tomadas:

  • Se o lubrificante atingir os olhos, lavá-los imediatamente com água corrente por 15 minutos. Se persistirem eventuais irritações, procurar auxílio médico;
  • Em caso de contato prolongado do lubrificante com a pele, lavar a parte atingida com água e sabão neutro. Havendo irritação, consultar um médico;
  • Se houver inalação, remover a vítima para um local arejado. Persistindo os sintomas, procurar orientação médica;
  • No caso de ingestão de lubrificantes, se a vítima estiver consciente, dar água ou leite para beber. Não provocar vômitos, pois isso poderia provocar a aspiração do produto para os pulmões. Levar a vítima a um médico.

Proteção ao meio ambiente!

Os fluidos diversos usados para o funcionamento do veículo, bem como as peças que estiveram em contato com os mesmos (por exemplo: filtros), devem ser eliminados de modo que não causem danos ao meio ambiente.

Ao efetuar a troca de óleos e fluidos, o produto drenado deve ser coletado em um recipiente e levado a postos de troca de óleo ou postos de combustível para receberem destinação final adequada (por exemplo: reciclagem).

Para evitar problemas de poluição ambiental, nunca despejar o produto drenado na rede de esgoto ou diretamente na natureza (rios, lagos e/ou solo).