Dicas de Manutenção | 15 de abril de 2015
Filtro de Ar
Dicas de Manutenção

O elemento filtro de ar tem a função de reter as partículas sólidas, poeira contida no ar e aspirada pelo motor. E, quando em boas condições, o filtro evita o desgaste anormal das suas peças móveis.

Após a saturação do filtro de ar, não existe recurso seguro que prolongue sua vida útil, não devendo ser adiada a substituição desse elemento. A conhecida "batidinha" ou "banho" de ar comprimido acaba danificando ainda mais o elemento filtrante, pois descola a parede de papel filtrante, permitindo que o ar admitido pelo motor passe sem ser filtrado.

Além disso, não podemos esquecer que o ar comprimido é úmido, e essa umidade lançada em cima do papel filtrante, já bastante saturado por poeira, tende a criar uma camada de impurezas, dificultando a passagem do ar e interferindo diretamente no funcionamento do motor.

Devemos sempre obedecer às recomendações do manual do veículo, respeitando a vida útil do elemento, utilizando sempre os filtros de ar genuínos Mercedes-Benz, que possuem alta eficiência na filtragem de ar contaminado, devido ao papel filtrante especial com que são produzidos, à sua uniformidade e avançada estrutura de dobras (vincos), além da moderna tecnologia empregada no seu processo de colagem.

Este procedimento aumenta consideravelmente a vida útil do seu motor Mercedes-Benz.